quarta-feira, 25 de março de 2009

Censura na internet

Dessa vez não vou escrever sobre Rock'n'Roll, nem sobre alguma viagem alucinante a base de psicotrópicos naturais. Não, dessa vez é um assunto triste que me faz teclar essas letras.
Todos nós temos grandes amigos. Na minha vida, tive sorte de ter um grande número deles. Foram companheiros de banda, companheiros de Beira Rio, companheiros de festas e todos eles estavam junto nos momentos decisivos de minha vida. Me apoiaram e me deram um ombro amigo nos momentos difíceis.
Mas nada disso seria completo se eu não tivesse um mestre. E eu tive um mestre, aquele que mostra alguns caminhos, que dá algumas pistas sobre o mundo, sobre a vida e, claro, sobre a profissão que escolhemos.
Pois este grande amigo e mestre chama-se Wladimir Ungaretti, professor da escola de "comunicologia" da UFRGS. Um grande subversivo. Seu principal prazer era ensinar os alunos que a vida é uma eterna luta contra o óbvio, contra tudo que é estabelecido, principalmente pela turma dos carros importados que pretendem controlar nossas atitudes. Tudo isso com muita alegria. A subversão é um eterno tirar de onda. WU é um Raulseixista, mesmo sem saber.
Este professor tinha uma revista eletrônica chamada Ponto de Vista e um blog com o mesmo nome. Nesse espaço, além de dar dicas sobre leituras, sobre experiências alucinógenas e sobre como avacalhar com a sociedade estabelecida, o professor fazia uma das melhores análises sobre a mídia nacional e gaúcha.
Outro de seus prazeres era avacalhar com o jornal chamado por ele de ZMentira. Vocês sabem quem é. Ao longo de vários anos ele desmascarou uma infinidade de campanhas reacionárias impostas pelo "jornal" ao povo gaúcho e mostrou como um grupo de comunicação utiliza práticas fascistas para atingir seus objetivos de poder sobre uma população.
Bem, o professor tinha apenas um site e um blog. Ou seja, quase nada.
Mas ele incomodou. E incomodou tanto que foi processado pelo jornal. Não, ele não foi processado pelas suas análises, até porque ninguém tem cacife para dizer que elas estavam erradas. O Grupo não pode negar.
WU foi processado por causa de um apelido, que não foi ele quem inventou. No meio jornalístico, as pessoas conhecem um notório "fotógrafo" de ZMentira como "Fotonaldo". Seu nome é Ronaldo Bernardi, conhecido por inventar fotografias, o que no meio é dito como "cascata".
Bem, a "justiça" acatou o pedido do Grupo e retirou do ar o site e o blog do professor. Sabem por quê? Porque as pessoas que fazem a "justiça" nesse país também andam de carro importado com vidros blindados e freqüentam as mesmas rodas que os chefes do Grupo. Estavam lado a lado nos bancos das escolas mais caras, desde criança. São realmente um Grupo.
Eu sei que o professor não está nem aí. Para ele, este episódio não representa uma derrota, e sim a maior das vitórias. Significa que tudo o que ele falou durante anos, pelo o que chegou a ser chamado de louco por alguns, estava completamente correto. O Grupo não suportou as pauladas de um site e de um blog.
Escrevo isso só para dizer que nós que somos alternativos e que não aceitamos tudo o que nos é imposto temos que continuar a luta. A censura existe, mas somos mais fortes. Vivemos numa ditadura, mas procuramos a liberdade.
VIVA A SUBVERSÃO!!!