segunda-feira, 22 de março de 2010

A canção que os Beatles compuseram para os Rolling Stones


Buenas rapaziada!

Eu tava ouvindo essa canção — I wanna be your man — não com os Beatles nem com os Stones, mas sim na versão do Ultraje a Rigor no disco "Por Quê Ultraje a Rigor"(putaqueopariu!! 20 anos já! Esse disco é de 1990 e parece que foi ontem que eu comprei o LP! Eu ficava horas ouvindo!), o quarto disco do Ultraje, onde eles gravaram alguns dos covers que tocavam no começo da carreira, e pensei que seria bacana contar um pouco da história dessa música que John Lennon e Paul McCartney compuseram para os Stones.

I Wanna Be Your Man foi, por assim dizer, o primeiro hit dos Stones, lançada como lado B do single que tinha Not Fade Away, em 1º de novembro de 1963 na Inglaterra e em 6 de março de 1964 nos Estados Unidos.

As primeiras gravações dos Stones foram covers de seus ídolos como Chuck Berry, Muddy Waters e Howling Wolf, levando a banda às paradas de sucesso. Diz a lenda que Mick Jagger e Keith Richards ganharam coragem para compor suas canções (tem aquela outra história de que seu empresário, Andrew Loog Oldham, trancou os dois numa cozinha e só os soltou após sairem de lá com uma canção pronta, que foi Tell Me (You're Coming Back), a primeira composição da dupla Jagger/Richards, mas essa fica pra outra hora...) depois da visita de Lennon e McCartney no estúdio onde os Stones estavam gravando. Depois de baterem um papo no estúdio de gravação, os dois Beatles foram para um canto e em poucos minutos escreveram I Wanna Be Your Man. Impressionados com a rapidez que Lennon/McCartney compuseram a canção, Lagger/Richards sentiram-se mais confiantes e capazes... e o que veio depois todos nós já conhecemos.

I Wanna Be Your Man. Um presente de uma das duas maiores duplas de compositores da história do rock and roll para a outra maior dupla de compositores da história do rock and roll.
A gravação dos Stones só foi editada em single na época, saindo depois na coletânea Singles Collection - The London Years, de 1989 (porra, eu tinha isso em LP! Era uma caixa com 3 álbuns e acabei vendendo para comprar em CD depois. Me arrependo amargamente disso!). Já os Beatles a gravaram um pouco depois dos Stones, no álbum With the Beatles, lançado no dia 22 de novembro de 1963, com Ringo nos vocais.



E no Flying Circus desta terça vou rodar as duas versões também.

Grande abraço a todos e keep on rockin´!


Nenhum comentário: