segunda-feira, 30 de agosto de 2010

42 anos de sucesso


Dia 26 de agosto de 1968, há 42 anos atrás, era lançado o single de maior sucessso do Fab Four: Hey Jude.

A música, feita por Paul, era para dar um apoio ao filho de John Lennon, Julian, abalado com a separação do pai com a mãe, Cynthia.

Curiosidades e referências
Como a canção era muito extensa, eles também produziram uma versão mais curta para as rádios americanas, porque algumas das estações se recusavam a tocar uma música tão longa.
Em 2005, "Hey Jude" foi executada por Paul McCartney e amigos, entre eles Ozzy Osbourne, Tony Iommi, George Michael, The Killers, Elton John, Bono, Brian May, David Gilmour entre muitos outros, para finalizar o principal show do evento Live 8, na cidade de Londres.
“Hey Jude” foi o primeiro single a ser lançado com o selo da Apple Records e foi o primeiro dos Beatles a ser incluso uma capa de papel ao invés de uma capa com foto.
"Hey Jude" foi numero 1 na Billboard Hot 100 de 1968, e foi disco de ouro antes mesmo de entrar nas paradas do EUA mas demorou quase 30 anos pra se tornar disco de platina em 17 de fevereiro de 1999.
"Hey Jude" foi nomeado ao Grammy de 1969 nas categorias: Disco do Ano, Música do Ano, e Melhor Canção Popular, porém não ganhou nenhuma. Em 2001 entrou para o Hall da Fama do Grammy.
Em 2004, “Hey Jude” ficou em 8° no ranking das 500 melhores musicas de todos os tempos da revista Rolling Stone. Ficou em 3° na lista das 100 melhores do Channel 4.
Na série de vídeos "Antologia", durante a exibição do clipe de "Hey Jude", George Harrison declarou: "Foi uma época em que tudo ia bem, e subindo, e subindo, até começar a cair. Tudo tem seu ciclo e, todo mundo sabe, quando começa a decadência, basta cair pra começar a ser chutado".
Aos 2 minutos e 58 segundos da canção, pode-se ouvir McCartney dizer: "Oh, fucking hell!". De acordo com os engenheiros de som Ken Scott e Geoff Emerick, foi ideia de John Lennon deixar o erro na versão final.

Um comentário:

Xamícoles disse...

Tenho essa imagem do organograma guardada faz tempo... Quero fazer um quadro dela...