terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gainsbourg chega aos cinemas


Foi uma admiração nascida quando ainda era criança que fez Joann Safar, premiado autor de quadrinhos, escolher a vida de Serge Gainsbourg para sua estreia na direção de cinema no filme "Gainsbourg, Vie Héroïque" (Gainsbourg, vida heróica).
Para o diretor, Gainsbourg era a única pessoa com atitude na TV francesa, em meio a um monte de chatos. Sempre falava sobre sexo, sempre estava bêbado, alegre e triste ao mesmo tempo.
O filme não é uma cinebiografia convencional. "É mais uma comédia musical", que começa com Gainsbourg ainda criança, quando queria ser pintor e sofria por ser judeu, na França invadida pelos nazistas.
Seu início de carreira musical, tocando piano em bares para sobreviver, e sua consolidação como cantor e compositor, quando flerta com estilos diferentes como jazz, rock e até reggae (gravou com jamaicanos uma versão da "Marselhesa", hino da França).
Ao longo do filme, Gainsbourg é perturbado por uma figura monstruosa que é uma caricatura dele mesmo, com mãos, nariz e orelhas enormes. Essa criatura funciona como um grilo falante para o artista, dizendo os rumos que deve tomar na carreira e com que mulheres deve sair.
Duas coisas são realçadas no filme, a relação de Gainsbourg com as mulheres e como nasceram suas músicas.

via Folha.com
O filme ainda não tem previsão pra chegar ao Brasil.

Nenhum comentário: