terça-feira, 12 de outubro de 2010

Robert Plant volta com sua Band of Joy

Via G1



Depois de conquistar cinco prêmios Grammy no ano passado com o álbum "Raising sand" (gravado em parceria com a cantora Alison Krauss), Robert Plant continua trilhando o caminho do blue grass e das raízes da música norte-americana com “Band of Joy”. Apontado pelo próprio Plant como o principal motivo para recusas aos insistentes convites do guitarrista Jimmy Page para uma histórica reunião do Led Zeppelin, o álbum tinha tudo para ganhar a antipatia dos fãs da banda. Mas o que Plant nos oferece neste novo trabalho é música de qualidade.
É claro que a potência e os agudos tão característicos (e um pouco excessivos) de seus tempos de Zep não estão mais lá. Talvez, por isso mesmo, tenha reaprendido a cantar de outra forma, projetando sua voz com elegância entre bandolins, violões, dobros, pedal steel guitars e acordeons. É como se ele se colocasse à serviço dos instrumentos ao longo das 12 faixas que compõem o disco.
A verdade é que, sem as referências do passado, Plant vai muito bem. “Angel dance”, faixa que abre o disco, convida o ouvinte a dançar ao som de uma percussão marcada por tambores e bumbos. “Central two-o-nine”, única música assinada pelo cantor, em parceria com Buddy Miller, é acústica, básica. “Silver rider” é a mais longa dentre as canções — tem mais de seis minutos de duração — e traz guitarras reverberantes, além de um belíssimo dueto com a cantora Patty Griffin, que participa de outras seis faixas. A balada “Money”, novamente com ela, também é um dos destaques.
“Band of joy” pode não ser exatamente a resposta que Page estava esperando, mas é sem dúvida uma ótima justificativa para Plant manter a carreira à margem do célebre legado zeppeliniano. (HENRIQUE PORTO)

Um comentário:

Rádio Putzgrila disse...

Ontem rolou no programa Rocks a música que abre esse disco, Angel Dance. Todo o disco já está disponivel na Rádio Putzgrila, pode pedir o som do Plant pelo twitter @radioputzgrila ou pelo msn radioputzgrila2@hotmail.com

Baita disco
Abraço