quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novo colaborador putzgrílico



A Rádio Putzgrila conta agora com mais uma colaboração no nosso site. Fábio Grehs começa hoje contando um pouco sobre os bastidores e as particularidades do universo do rock alternativo gaúcho. Como estamos em clima de fim de ano, retrospectiva e tal, vou postar aqui um texto dele sobre o show dos Valentinos e Gulivers em Pelotas, duas bandas que se destacaram bastante este ano e participam sempre na programação da Putzgrila. Além de falar sobre música o Fábio também escreve crônicas ótimas, que podem ser lidas no fotolog dele ou no site recanto das letras.

"Os doces de Pelotas eram de Porto Alegre

Quem nunca provou os doces de Pelotas? Eu já. E gostei. Realmente, cumprem o que prometem. Não é por menos que Pelotas é a capital nacional do doce. Mas isso só aconteceu graças à paixão dos primeiros imigrantes portugueses por seus ninhos, fios-de-ovos, babas-de-moça, camafeus, papos-de-anjo, etc...

Assim como estes lusitanos levaram a Pelotas suas deliciosas guloseimas açucaradas, as bandas Gulivers e Valentinos levaram sua boa música na cálida noite desta quarta-feira, 08 de dezembro. Noite que ficou ainda mais quente por outros motivos. Antes dos shows, os bares da rua Gonçalves Chaves estavam cheios de torcedores – talvez do Independiente – assistindo à final da Copa Sulamericana. E foi uma final com ingredientes adoçantes suficientes pra deixar os nervos à flor da pele.

E foi quando começava as penalidades máximas em Avellaneda (cidade do Independiente, aonde acontecia o jogo) que os Gulivers subiram ao palco do João Gilberto bar, em Pelotas. Com a tensão encerrada, o Grêmio classificado para mais uma Libertadores, o show virou uma festa. O público emocionado, que invadira o bar, cantou junto as principais músicas que estão no primeiro cd da banda, lançado em Agosto deste ano. Com suas doces melodias e timbres escolhidos a dedo, Gulivers fez um ótimo show, sem espaço para erros ou contratempos de equipamento. Destaque para a ótima postura de palco da banda, que deixou a apresentação mais ritmada na velocidade e o público acelerado. Tocavam uma música e já ingressavam em outra, sem espaço pra estragar a ambrosia e no ritmo perfeito pra ferver o pessoal, na voz rasgada e peculiar de Cristiano Bauce. A galera gritou a música do novo clipe da banda, Ausente. As músicas Crise de Consciência e Esse Seu Jeito também estavam na boca da massa.
(www.myspace.com/guliversrock)

Sem deixar desandar a geléia musical, Valentinos subiu ao palco. E, surpresa! Foi como se houvesse um fã clube oficial da banda na cidade! O público cantou junto praticamente todas as músicas da banda, com mais entusiasmo até do que os covers que eles apresentaram, com destaque para Dance Tonight (Paul McCartney), aonde Gustavo Foppa tocou o bandolim. O mesmo instrumento apareceu na nova música da banda, Estelar. Os refrões contagiosos e cristalizados com a mistura elaborada de todos os instrumentos, gerou a calda perfeita, que fez com que o público cantasse a plenos pulmões hits como Dia Comum e Verão, músicas que estão no primeiro disco da banda, lançado em Maio deste ano. Quando o show acabou já passava das três da manhã, e o público continuava lá, salivando por mais e pedindo bis.
(www.myspace.com/valentinosrock)

Assim como os doces de Pelotas, a música de Gulivers e Valentinos cumpre o que promete. Talvez por isso mesmo eu ache um dissabor Porto Alegre ter tantas boas bandas e tão pouco público e estrutura pra esse néctar do rock. Assim como Pelotas é a capital nacional do doce e tem seus quitutes reconhecidos no país inteiro, faltam parcerias como essa, para tirar um pouco o azedume que ainda cerca a cena musical da Capital gaúcha. Mas isso já é assunto pra outra panela de brigadeiro..."

Fábio Grehs


Nenhum comentário: