sábado, 12 de fevereiro de 2011

Francês cria cartuns com trajetória dos Beatles

Quando tinha 14 anos, o francês Hervé Bourhis ganhou da mãe um livro sobre os Beatles. É curioso que madame Bourhis tenha escolhido presentear o pequeno com um livro, e não com um LP ou uma fita de sucessos da banda. Mas deu certo.

"Descobri os Beatles ali. Como todo mundo, conhecia algumas músicas. Mas então eu descobri as histórias por trás das músicas. Por gostar delas é que fui ouvir cada uma das canções", conta o quadrinista Bourhis, 36, por e-mail.

Todas aquelas histórias que encantaram o infante em tenra idade estão no recém-lançado "O Pequeno Livro dos Beatles". Aquelas histórias e muitas outras, já que, apesar do adjetivo "pequeno", o livro relata não só a trajetória como a vida pessoal dos quatro integrantes.

Em quadrinhos, mas não como histórias com diálogos. São cartuns representando momentos importantes de Lennon, McCartney, Harrison e Ringo Starr.



"Desde os 14 anos, coleciono discos, livros, revistas e DVDs sobre eles. Mas tive que comprar muito material novo por causa da precisão histórica que estava procurando. Para poder falar de um disco do Ringo de 1976, por exemplo, eu tive que ir atrás dele e escutá-lo."

Entre os quadrinhos que mais gostou de fazer estão os de suas músicas e álbuns preferidos. "Minha canção favorita é 'Tomorrow Never Knows'. O disco depende da semana. Hoje é 'Revolver', ou o 'Álbum Branco'."

Esta é a segunda incursão de Bourhis na área da música quadrinizada. Em 2007, ele lançou na França "O Pequeno Livro do Rock", projeto semelhante ao atual, que conta a história do gênero desde os anos 50 até o começo deste século. Foi um sucesso na Europa e também saiu aqui, pela Conrad.

Bourhis tem outros preferidos. "Serge Gainsbourg e The Kinks também são obsessões." Mas, por enquanto, esses artistas vão permanecer longe da prancheta do artista. "Estou trabalhando agora na quadrinização da política francesa dos últimos 60 anos", conta.

O PEQUENO LIVRO DOS BEATLES
AUTOR Hervé Bourhis
EDITORA Conrad
QUANTO R$ 44,90 (168 págs.)

Vi na Folha de SP de hoje

Nenhum comentário: