terça-feira, 24 de maio de 2011

A biografia definitiva de Bob Dylan

No dia 29 de setembro de 1961, foi publicado um artigo no New York Times com o título “Bob Dylan: um destacado estilista da música folk”. Era a resenha de uma apresentação em um inferninho do Village . Após o show, Bob deu sua primeira entrevista para a imprensa e mentiu muito. Mentiu sobre suas origens, sobre como havia aprendido a tocar e até afirmou que já havia gravado com Gene Vincent.


O autor da matéria era Robert Shelton e esse texto é a certidão de nascimento de Dylan na mídia. Mais que isso, foi uma propaganda sem precedentes para um cantor folk desconhecido no jornal mais influente dos Estados Unidos. No dia seguinte, a Columbia Records ofereceu a Bob o seu primeiro contrato de gravação.

Dylan manteve uma relação de amizade duradoura com Robert Shelton, o jornalista que deu o empurrão mais importante de sua carreira. Em 1986, o escritor publicou No Direction Home: a Vida e a Música de Bob Dylan, uma biografia sobre a lenda do rock.

Esse ano músico completa 70 anos (o dia é hoje,24 de maio)  e, em comemoração, o livro está sendo relançado mundialmente numa versão revista e ampliada. Alguém pode afirmar que é um belo golpe de marketing, mas a verdade é que graças a isso a obra está ganhando sua primeira edição no Brasil (capa acima).

No Direction Home: a Vida e a Música de Bob Dylan é apontada como a biografia definitiva do artista. A amizade entre biógrafo e biografado — que o acompanhou desde o início da carreira — garantiu um acesso exclusivo a muitas fontes. O livro é tão aclamado que chegou a emprestar seu título a cinebiografia dirigida por Martin Scorsese em 2005.
A versão nacional da obra conta com 768 páginas!!! Dessas, 16 são apenas de fotos. O livro traz a discografia atualizada do artista. Editado pela Larousse, o título custa em média R$ 100, mas em alguns sites pode ser encontrado com preço promocional de lançamento de R$ 75, aproximadamente.

Fonte: Os Armênios

Nenhum comentário: