domingo, 8 de maio de 2011

Box em comemoração ao Centenário de Robert Johnson


Robert Johnson: The Complete Original Masters – Centennial Edition
The Complete Original Masters – Centennial Edition.

O super box  lançado pela Sony Music em comemoração aos 100 anos de nascimento do mais importante e influente músico da história do blues.
Nascido em 8 de maio de 1911 em Hazlehurst, no Mississipi, Robert Leroy Johnson teve uma vida breve e cheia de mistérios e lendas. Gravou apenas 42 faixas em sua carreira, incluindo aí outtakes e versões alternativas. Entre as músicas gravadas por Johnson estão hinos absolutos do blues como Sweet Home Chicago, Ramblin’ On My Mind, Come On My Kitchen e a imortal Crossroads Blues, todas devidademente coverizadas milhares de vezes por artistas do rock.

Robert JohnsonRobert Johnson morreu em 16 de agosto de 1938 em circunstâncias misteriosas, sendo que a mais aceita é de que teria bebido o whisky envenenado por um marido traído. A mais famosa das teorias sobre sua morte fala a respeito de um pacto com o diabo, que, em troca da capacidade de tocar e criar músicas que ficariam para a história, cobrou a sua dívida levando-o para o inferno com apenas 27 anos de idade. O filme Encruzilhada, lançado em 1986, é uma boa dica para quem quiser saber mais.

The Complete Original Masters – Centennial Edition inclui um CD duplo, réplicas em vinil dos 12 LPs de 78 rotações lançados por Johnson, um DVD com o documentário The Life & Music of Robert Johnson: Can´t You Hear the Wind Howl? — lançado em 1997 pelo diretor Peter Meyer — e um vasto livreto com fotos e informações sobre a carreira de Johnson. Todas as faixas gravadas pelo bluesman estão nesse box. Há ainda na caixa outro CD duplo, chamado Rarities from the Vaults, com gravações seminais do blues em interpretações de outros artistas. O CD duplo Robert Johnson: The Centennial Collection será vendido separadamente para quem não quiser comprar a caixa completa.
(Ricardo Seelig)

Nenhum comentário: