terça-feira, 19 de agosto de 2008

Eles estão chegando

Já ouviu falar na Quarta Frota ?


A Quarta Frota dos Estados Unidos (U.S. 4th Fleet), é uma divisão da Marinha dos Estados Unidos da América responsável por operações no Atlântico Sul, atuando como um componente do Comando do Sul e desde 1° de julho de 2008 comandada pelo almirante Joseph D. Kernan. O Comando da Quarta Frota está baseado em Jacksonville, Florida e é responsável pela operação dos navios, aeronaves e submarinos da marinha americana atuantes no Caribe, América Central e do Sul.

A Quarta Frota foi estabelecida em 1943, durante a II Guerra Mundial, juntamente com outras frotas numeradas. Mais tarde, foi absorvida pela Segunda Frota e desmobilizada em 1950. Em abril de 2008, foi anunciado o retorno das operações da Quarta Frota. Embora o governo americano tenha argumentado que a iniciativa não amplie presença naval americana na área e o objetivo seja para colaborar com o combate ao narcotráfico, interações militares e treinamento bilateral e multinacional, o anúncio gerou inquietação entre lideranças da América Latina.


O engraçado é que a "quarta frota" foi reativada após as descobertas de reservas de petróleo...

3 comentários:

1 de nós 2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1 de nós 2 disse...

putz, mto engraçado mesmo.

Pedro, escrevi no mural.

Rafa

Enildo disse...

E agora:
31 DE JULHO DE 2009 - 15h56

EUA investirão quase US$ 1 bilhão para militarizar AL

"Em meio a uma crise financeira mundial, o Congresso Nacional dos Estados Unidos aprovou diversos orçamentos, tanto para o Departamento de Estado como para o da Defesa, para financiar operações e atividades de tipo militar na América Latina durante o ano de 2009, cujo montante total alcança US$ 1 bilhão, uma cifra recorde, com a qual os EUA procurar recuperar a liderança e o domínio, hoje perdidos, que uma vez tiveram sobre a região latino-americana."

Os yanques estão chegando.
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=60646