quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Racional


Ultimamente tenho pensado muito em vocês, meus caros amigos da gloriosa Rádio Web Putzgrila. Até imagino que estejam achando estranho o longo tempo que não publico meus textos por aqui. Tudo isso se deve ao fato de que nas últimas semanas tenho realizado algumas leituras que me fizeram perceber que eu estava perdendo meu tempo. Vocês também estão perdendo o seu tempo. A humanidade está perdendo seu tempo.

Brincadeira. Vamos à história.

Minha imunização começou quando entrei despretensiosamente em um sebo bagaceiro, daqueles bem de segunda mão, aqui de "Jaguara" do Sul. Estava eu passando os olhos pelas prateleiras quando me deparei com o livro "Os machões não dançam", de Norman Mailer. Não sei se os amigos sabem, mas sou fã absoluto e declarado de Norman Mailer. Mas, quando olhei na contra-capa e vi o preço do livro (4 pila) não me dei por satisfeito. Uma vez dentro de uma livraria é preciso gastar pelo menos 10 contos.

Segui então minha peregrinação visual pelos títulos mais escabrosos até que minha atenção foi chamada por uma luz que saia da prateleira. "Não pode ser", pensei comigo, "eu sempre achei que esse livro não existia!".

Ainda hesitante aproximei minha mão da estante e retirei o exemplar. Neste momento eu percebi que a partir de então minha vida teria um novo significado.

Chega de suspense: aqui, em um sebo bagaceiro deste fim de mundo achei um exemplar de O universo em desencanto, de autoria do Ser Racional Superior, enviado do Mundo Racional. Agora vocês conseguem entender minha emoção? E vocês não sabem quanto custou o livro: 4 pila! O mesmo que o livro do Norman Mailer!

Bem, voltei para o trabalho e passei a tarde roendo as unhas, ansioso ao limite para ler o que dizia o Ser Racional Superior. No mínimo o cara devia esclarecer o segredo do universo. Na minha cabeça ecoava Tim Maia: "Leia o livro, O Universo em desencanto, leia e vai saber, o que é encanto...". Ou esta outra: "Manoel, o maior homem do mundo, homem sábio e profundo...", já que o tal de Manoel Jacintho Coelho é o cara que detém os direitos de publicação da obra do Mundo racional aqui neste planeta.
Terminei correndo meus textos sobre o campeonato de bocha de duplas de Schroeder e do campeonato amador de veteranos do futsal de Massaranduba e voei para casa. Coloquei um som bem tranqüilo no meu quarto de pensão, me atirei na cama e comecei a leitura.

Logo na primeira frase fico atônito. É alguma coisa tipo assim (não estou com o livro em mãos agora):

"O pensamento parou de funcionar, porque terminou a sua fase; pararam as mentes, parou a regulagem e ficaram desregulados e depois de desregulados, a violência".

Tudo bem, vá lá que seja. Mas o livro segue assim:

"Enquanto o pensamento estava em vigor, dentro de sua fase, todos mais ou menos regulados. Depois que a fase terminou, todos completamente desregulados, porque na matéria tudo é assim: tudo que tem princípio tem fim. E para haver a normalização e o equilíbrio de todos e de tudo, tem que conhecer a fase natural da natureza, que está em vigor, a FASE RACIONAL".

E o livro segue com uma infinidade de repetições que falam sobre o nada. Nenhuma resposta, nenhuma solução, nada, absolutamente nada.
Tim Mais era locão, e só muito locão para achar que entende alguma coisa desse livro. Mas está lá em casa. Vá que algum dia eu descubra o sentido racional da vida....

8 comentários:

Anônimo disse...

rolou Bom Senso, do Tim, ontem no Etanóis!!!

Mire Rock Show disse...

Ler e reler e nunca chegar a lugar algum! Pelas frases absurdas do livro é nisso que vai dar...
Como era mesmo aquela? "Sou um vegetal blá, blá, blá..."
O Tim que me desculpe, mas ele caiu no conto do vigário, ou melhor, do Manoel.

Sabrina Kwaszko disse...

Achei o amigo sumido mesmo daqui!
abração

Thunder disse...

grande Seu Cossio!

thunder

Peregrino disse...

O livro é repetitivo assim como as musicas do Racional, todas falando da mesma coisa... o tim era um cara muito excentrico e muito doido... rs

fantastico o post seu cossio, garantiu boas risadas..

hugs

mãe disse...

a frase era tipo assim mire sou um vegetal com outro tipo de funcionamento...bah mas não vou mais perder meu tempo muriii cadê minhas cópias para eu vender a 199,90 hihihi e não esqueça tb das digitais por 99,90 hehehehe

Xamícoles disse...

Vejo que por aqui ninguém está perdendo tempo... Estão todos lendo e relendo O LIVRO... Já que estamos todos unidos rumo à Imunização Racional, à PLANÍCIE RACIONAL, já que somos todos "vegetais com outra fórmula", indico a vocês o site: http://www.desencantodouniverso.com.br/
Só não vale rir.

Brown-eyed girl disse...

Eu escutei a "Rádio Clube Desencanto"!!!! E a programação de músicas Racionais!!!!

Uma belezaaaaaaaa

:D