sexta-feira, 5 de junho de 2009

ERASMO, o Tremendão comemorando 68 anos de idade, 49 de carreira e lançando um álbum chamado "simplesmente" ROCK AND ROLL. Resumindo: O CARA É FODA!


Pois é queridos amigos putzgrílicos, ou como sempre digo: filhos da Putz...
Hoje, dia 5 de junho, é o aniversário do Mestre Erasmo e quem dá o presente é O Cara.

Tá saíndo do forno o novo disco (na real, quem faz disco são essas bandinhas emo de merda, pois o Erasmo faz um ÁLBUM!) chamado apenas ROCK AND ROLL (precisa mais que isso?).

Não vou falar (escrever) muito.
A imagem aí em cima fala por si, o texto da Rita Lee abaixo fala por ela (e por muitos fãs e apreciadores de rock and roll) e o que ouviremos no Digestivo Putzgrila desta sexta fala por mim, que sempre fui fã do Erasmo, o maior roqueiro do Brasil. Oquei, tem o Raulzito também, mas o Erasmo é bem mais alto do que era o Raul. Os dois tão taco a taco em matéria de som (essa gurizada de hoje tem muito o que aprender com esses dois, só falta descobrirem o caminho), mas o dia hoje é do Erasmo.

Bom, são quase 5 da matina, acabei de chegar de um show muito ducaralho da minha banda, a Só Creedence, e vou dormir um pouco, pois tenho uma reunião as 10 da manhã.
Nos vemos (ouvimos) no DIGESTIVO, às 13h.
Espero vocês para essa singela — porém honesta — homenagem ao Erasmo. Honesta como é o rock and roll, sacou bicho?

Abraços, beijos e Keep on Chooglin´!

Rafael Cony
Digestivo Putzgrila .: segunda à sexta, das 13 às 15h
Rafael ao Cubo .: terça, das 15 às 17
Buteco Putzgrila .: sexta, das 19 às SDS, quando não tô na estrada.

ERASMO CARLOS - ROCK'N'ROLL (Por Rita Lee)

Rock não é coisa para maricas. Erasmo está aí que não me deixa mentir. Ao ouvir esse último trabalho imagino o “gentle giant” cantando no palco vestido de couro preto da cabeça aos pés enquanto marca o beat da música com a mão na coxa. Desde Marlon Brando e James Dean sou chegada num bad boy. Erasmo era o bad boy da Jovem Guarda, o que para mim significa ser ele o verdadeiro pai do rock brasileiro. E no meio dos trocentos clones que poluem as atuais paradas de sucesso com suas mesmices, eis que nosso Tiranossaurus Rex abre alas só com inéditas.
As músicas são a simplicidade com trombetas. As letras o pretinho básico com diamantes. O backing vocal um coral de anjos infernais. Os instrumentos e os arranjos são pérolas do bom gosto (rola até um Farfisa e um Hammond no meio de modernidades sonoras). E toda essa farra pilotada pela produção de Merlin Liminha. Graças aos deuses Erasmo é Erasmo, uma sacação genial se dizer cover de si mesmo no meio dos Elvis, Robertos, Rauls e Beatles, seus roqueiros porretas.

Você vai ouvir um macho apaixonado pelas fêmeas do planeta sem o menor pudor. Entre mulheres melancias, samambaias, melões e jacas, só Erasmo para proclamar aos quatro ventos que a mulher é uma guitarra. E rola de tudo no salão. Melodias lacrimejantes, harmonias delicadas, rocks gaiatos, baladas românticas, declarações rasgadas, deboches safados, conselhos para dor de cotovelo, guitarras sutis, baixos esquisitões, enfim: Erasmo Rock'n'Roll Carlos me deu uma baita inveja da leveza com que ele conduz seu barquinho por entre as tempestades e calmarias da vida. Erasmo, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!
___________________________________________

Em tempo: no Digestivo dessa sexta vou tocar — além do que vocês já estão acostumados a ouvir: rock and roll, blues, country-rock, progressivo, hard e psicodelia — algumas canções do Erasmo desde os tempos da Jovem Guarda até temas do novo álbum. Posso estar enganado, mas acho que só a Putz (pra variar um pouquinho) vai fazer esse tipo de homenagem... as outras, infelizmente, nem sabem que o Erasmo é rocker...

Um comentário:

Seu Cossio disse...

O Erasmo disse certa feita que a maior banda de rock do Brasil, os "Beatles brasileiros", seria formada por ele, Erasmo, Roberto Carlos, Raul Seixas e Tim Maia. "É uma pena que o Raul ainda estava na Bahia", disse o Erasmão. Concordem ou não, seria uma baita reunião. Ah, e quem não lembra o Erasmo de jaca de coro cheia de tachinha descendo a lenha no Hollywood Rock de 19eguaranácomrolha?