quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Circuito Gaúcho de Música leva debates e shows a Canoas

Circuito Gaúcho de Música leva debates e shows a Canoas
Evento em 18 cidades dá a largada para a realização da Feira da Música do Sul

Estimular a organização dos músicos por meio da formação de fóruns permanentes e fortalecer a cadeia produtiva do setor. Estes são os objetivos do Circuito Gaúcho de Música que chega a Canoas no dia 15 de outubro, com debates e apresentações musicais. O encontro está marcado para as 18h30 na Fundação Cultural de Canoas (Rua Victor Barreto, 2301 – Centro). Participam do debate Fabiana Menini, Rafael de Souza ( B.I.L ), Moyses Lopes e Santiago Neto.
A iniciativa é do Fórum de Economia da Cultura, vinculado à Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Serviço Social do Comércio (SESC/RS), da GB Produtora e do Fórum Permanente de Música do RS. O evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Converse. Também conta com o apoio de parceiros regionais, como a Secretaria de Cultura de Canoas.
O Circuito Gaúcho de Música cumpre, também, com a função de mobilizar os músicos e demais integrantes desta cadeia produtiva em cada cidade para a 1ª Feira da Música do Sul, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2009, nos pavilhões da FENAC, no município de Novo Hamburgo.

Serviço:
Painel: A cadeia produtiva da música
Convidados: Fabiana Menini, Rafael de Souza ( B.I.L), Moyses Lopes e Santiago Neto
Horário: 18h30
Apresentações musicais: O Cancioneiro, Elo’s e DJ Abu
Entrada franca.

Histórico
O Circuito Gaúcho de Música foi criado em 2005 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o objetivo de estimular o processo de organização dos músicos e fomentar a cadeia produtiva da música no Estado por meio de seminários regionais acompanhados de apresentações musicais. Seu desenvolvimento estimulou o Fórum de Economia da Cultura a trazer pela primeira vez ao Estado, em 2008, o projeto de exportação da música Imagem e Comprador, desenvolvido pela Apex Brasil e pela BM&A, Brasil – Música e Artes. Para a edição de 2009, a atividade conta com a parceria do SESC/RS através do Arte SESC – Cultura por toda a parte (www.sesc-rs.com.br/artesesc).

Feira da Música
Apesar da reconhecida qualidade na produção musical e da posição geográfica estratégica, o Rio Grande do Sul ainda não conta com uma Feira da Música, evento capaz de agregar exposição de produtos, debates, espaço para negócios e shows. Por isso, o Fórum de Economia da Cultura da Assembleia Legislativa trabalha em parceria com a GB Produtora, o SESC/RS, o SEBRAE/RS, o Fórum Permanente de Música do RS e a prefeitura de Novo Hamburgo para realizar em novembro deste ano a primeira edição da Feira da Música do Sul. O projeto envolverá o município de diversas regiões do Estado em uma programação que contemplará painéis e debates, stands para exposição de produtos e serviços, rodadas de negócios – que contará com a 2ª edição do Imagem e Comprador – e apresentações musicais.

Calendário do Circuito Gaúcho de Música:

01/09 – Passo Fundo
08/09 – Lajeado
09/09 – Santa Cruz
10/09 – Ijuí
11/09 – Cruz Alta
22/09 – Novo Hamburgo e Santa Rosa
23/09 – Esteio
25/09 – Torres
30/09 – Gravataí
02/10 – Sapucaia do Sul
06/10 – Caxias do Sul e Bagé
07/10 – Pelotas
08/10 – São Leopoldo
12/10 – Sapiranga
15/10 – Canoas
27/10 – Osório

Nenhum comentário: