segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia da Animação: “As Aventuras do Avião Vermelho”


Dia da Animação:
Longa-metragem gaúcho “As Aventuras do Avião Vermelho” em exposição na Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (28/10)


Para comemorar o Dia Internacional da Animação nesta quarta-feira, 28 de outubro, o processo de criação e produção do longa-metragem “As Aventuras do Avião Vermelho”, dos diretores gaúchos Frederico Pinto e José Maia, será apresentado em exposição. A partir das 18h, será possível conferir os materiais originais de animação do filme, esboços da criação dos personagens, trechos da animação em papel e vídeos com testes, no Vestíbulo Nobre do Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A abertura da mostra será seguida de uma exibição de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais, que inicia às 19h30, com entrada franca.
“As Aventuras do Avião Vermelho” é uma adaptação do livro de Erico Verissimo, escrito em 1936, que narra a incrível viagem que Fernandinho, um garoto de oito anos, fará ao redor do mundo a bordo de um avião, junto com dois companheiros – Ursinho e Chocolate. O longa está em processo de produção e tem previsão de lançamento em 2011. Para isso, uma equipe técnica trabalha num estúdio de animação montado no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. No local, além dos diretores, roteiristas e produtores, uma dezena de profissionais já está em ação no árduo e interessante trabalho de produzir, ao longo de dois anos, um longa-metragem de animação, para o público infantil. Nos próximos meses, esta equipe dobrará de tamanho. “As Aventuras do Avião Vermelho” é uma produção da Armazém de Imagens e Okna Produções.
Segundo os diretores, o processo de animação utilizado combina a fluidez e a organicidade dos movimentos da tradicional técnica do desenho animado 2D, produzido em papel, com as possibilidades de movimentação espacial da animação digital 3D. Os cenários e o planejamento dos movimentos de câmera são produzidos digitalmente em 3D, mesma técnica em que o Avião e todas as máquinas do filme serão modeladas e animadas. Para cada plano é produzido uma série de movimentos e imagens, que servem como base para os desenhos produzidos no papel. Posteriormente eles são digitalizados e coloridos em um processo de pintura digital. O 3D é utilizado como uma ferramenta para aperfeiçoar e facilitar o processo de trabalho, mas a aparência final é a do desenho animado 2D.

A largada para este ambicioso projeto foi dada em 2003, quando foi premiado no Edital do 2º Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre para Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem. Após, a entrada de importantes patrocinadores – Petrobras e BNDES - garantiu o início da viabilização. Orçado em 3 milhões de reais, o filme pretende completar seu orçamento financeiro com novas captações de recursos, que devem acontecer em 2009 e 2010. Vale destacar ainda que importantes empresas gaúchas já aderiram ao projeto como patrocinadores. São elas: Banrisul Corretora, Corsan, BRDE, Sulgás, Metasa, Unifértil,Eny Calçados e Randon.

Nenhum comentário: