quinta-feira, 19 de novembro de 2009

HORROR MEXICANO NO RAROS


O projeto Raros da Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro, 3º andar) exibe amanhã, dia 20 de novembro, às 19h, o filme de horror mexicano Satanico Pandemonium (1975), de Gilberto Martinez Solares. Especialista em cinema de gênero, Gilberto Martínez Solares (1906-1997) foi um dos mais prolixos realizadores do cinema mexicano, com mais de 150 filmes em seu currículo. Em 60 anos dedicados à sétima arte, trafegou entre os mais variados gêneros, do western ao horror, passando pelo drama e pelos populares filmes do lutador El Santo.

Satanico Pandemonium faz parte do ciclo mexicano de um subgênero conhecido como nunexploitation. O enredo destas produções, passadas essencialmente em conventos, confrontava o sagrado e o profano, mesclando de forma sensacionalista temas como religião, sexo, violência e satanismo.

A trama de Satanico Pandemonium segue os conceitos cristalizados pelo gênero. Irmã Maria (a bela Cecilia Pezet) tem sua fé colocada à prova quando começa a ser assediada por um misterioso pastor chamado Luzbel (Enrique Rocha). As investidas do pastor despertam em Maria sentimentos paradoxais, que a fazem mergulhar num abismo de demência, horror e depravação.

Na época de seu lançamento o filme causou furor nos setores mais conservadores da sociedade mexicana, conhecida pelo seu arraigado catolicismo. Em homenagem ao filme, os diretores Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, fãs confessos da obra de Solares, batizaram a personagem de Salma Hayek em Um Drink no Inferno de Satanico Pandemonium.

Satanico Pandemonium será exibido numa cópia em DVD, com legendas em português. A sessão será comentada pelo crítico de cinema Cristian Verardi. A entrada é franca.


Satanico Pandemonium, de Gilberto Martínez Solares. México, 1975, 87 minutos. Classificação indicativa: 18 anos.

Local: Sala PF Gastal, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre.

LB | DP
www.lola.taxi.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo quase não comentando ainda acompanho a radio e esse poster é do CARALHO.

Ass: João

Pedro Fonseca disse...

Bela Dica

Lola Brochaska disse...

O filme foi realmente sensacional! O Projeto Raros da Sala P.F. Gastal, aqui da cidade de Porto Alegre, sempre se supera ao escolher o filme que irá exibir. As sessões geralmente são quinzenais, sempre sextas-feiras à noite. Para maiores informações, mande um e-mail para salapfgastal@smc.prefpoa.com.br