quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Classic Album de Hoje: Carlos Santana com Abraxas




Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido como Santana (Autlán de Navarro, 20 de julho de 1947), guitarrista e compositor mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, conhecida posteriormente apenas como Santana - mais precisamente com a sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial.

A palavra Abraxas (ou Abrasax ou Abracax ou Abras-Gowt) era gravada em certas pedras antigas, chamadas Pedras Abraxas, usadas como amuletos por seitas gnósticas. Acreditava-se que Abraxas era o nome de um deus que incorporava o Bem e o Mal (Deus e Demiurgo) em uma única entidade, representando o Deus monoteísta, único, mas não onibenevolente (como por exemplo o Deus Cristão). Abraxas já foi considerado um deus egípcio e um demônio. Esta é possivelmente a origem da palavra abracadabra ou abracaduminus, apesar de outras explicações existirem.

Abraxas é um daqueles momentos mágicos do rock e é quase uma viagem espiritual. O álbum é excelente desde a primeira até a última música, seja pela técnica apurada do guitarrista, seja pela musicalidade latina impressa pela percursão de Jose Areas, Mike Carabello e Rico Reyes. O play começa com Singing Winds, Crying Beasts, uma instrumental que prepara terreno para a versão de Santana para Black Magic Woman (na verdade, BMW é composição de Peter Green, fundador do Fleetwood Mac) . Apresentada no álbum num medley com Gypsy Queen, Black Magic Woman é a canção de maior “sucesso” de Santana, tendo sido radiodifundida pelos quatro cantos do mundo.

A terceira música chama-se Oye Como Va e também foi sucesso de público instantâneo. Nesta música já se percebe uma maior participação da percursão, o que fica mais evidente nas músicas seguintes do álbum. Incident at Neshabur é o ponto alto do trabalho, mais uma música instrumental que mostra a perfeita sincronia entre guitarra e percursão. Essa música é um arraso.

Se a Cabo começa com Carabello e Areas alucinando nas congas, num pique quase frenético que se extende até o fim da música. Na sequência, Mother’s Daughter levanta até defunto com solos de guitarra misturadas com a percursão, num ritmo intenso que caracteriza as músicas do mexicano. Samba Pa Ti é a única lenta do álbum, mostrando que feeling é o que não falta para o guitarman... Hope You’re Feeling Better começa com um orgãozinho maneiro e vai crescendo. O trabalho acaba com El Nicoya, um show de percursão de Rico Reyes que fecha com chave de ouro esse álbum que com certeza, é discoteca básica para qualquer mortal...até para aquele que não é muito chegado em rock.

Fonte: Wikipédia/Whiplash

Um comentário:

Luciano Almeida disse...

Eu ja tinha curtido esse disco no programa "Passando a Limpo", na Radio Pirada (www.radiopirada.tk), que toca também albuns completos. Mas sempre vale a pena ouvir de novo!!!