Depois de receber um daqueles emails com fotos de artistas antes da fama e vendo as últimas duas postagens aqui no blog: o retorno dos Beatles (uma sacada espetacular!) e a entrevista d´Os Efervescentes no Making Of da nossa querida SasáKwáKwá, onde rolaram uma versão muito bacana de One After 909, resolvi postar essa foto que recebi como sendo dos Beatles em 1957.
Bom, ainda não eram "Os Beatles" (a propósito, tô preparando um playlist pra Putz e coloquei pra ouvir... casualmente agora tá rolando os caras com Day Tripper), mas sim a banda The Quarrymen, que originou os Beatles.
Bom, ainda não eram "Os Beatles" (a propósito, tô preparando um playlist pra Putz e coloquei pra ouvir... casualmente agora tá rolando os caras com Day Tripper), mas sim a banda The Quarrymen, que originou os Beatles.
Na foto, de 1957, vemos George Harrison com 14 anos, John Lennon com 16 e Pual McCartney com 15, quando o skiffle fazia a cabeça dos jovens adolescentes da inglaterra.
Uma mistura de música folk com jazz, blues e country, o skiffle serviu para acordar os jovens para música. Em praticamente todo bairro de toda cidade na Inglaterra, garotos estavam montando baixos com corda, cabo de vassoura e caixotes de chá, tábuas de lavar roupa com dedal (conhecidas também como washboard), além de violões e banjos para rolarem um som. Os chás, bebida nacional britânica, eram vendidos em caixotes de madeira que serviam depois como corpo para um baixo acústico caseiro. O cabo de vassoura servia como o braço deste instrumento improvisado. Hoje é muito fácil ter uma banda. Na época a gurizada se puxava! Corria atrás! tanto para criar seus instrumentos quanto para aprender a tocar. Não existia a facilidade para se comprar instrumentos bons, aulas e professores particulares em cada esquina como hoje em dia. Penso que isso é um dos fatores fundamentais para que a música que eles fizeram seja atemporal, imortal e infinitamente melhor do que a maioria das coisas que se faz hoje em dia, mesmo com toda tecnologia criada nesses 50 anos. Calcula-se que entre 1956 e 1957, existiam cerca de 5.000 bandas de skiffle espalhadas pela Inglaterra. Especula-se que só em Liverpool, haviam duas ou três centenas.
Mas... voltando aos Quarrymen: com a onda do skiffle se alastrando e crianças em todos os cantos buscando instrumentos para montarem suas bandas, o Natal de 1956 foi marcado pela quantidade de instrumentos musicais que foram presenteados pelos pais. Como todo mundo da sua idade na Inglaterra, John Winston Lennon, então com dezesseis anos incompletos, queria um violão para montar uma banda de skiffle. Ao ouvir Heartbreak Hotel na estação Radio Luxembourg certa noite de maio, o pequeno Lennon fora fisgado de vez. Citando a já famosa frase de Lennon, "Nada me bateu tão forte como Elvis." Após azucrinar a tia até ganhar o seu instrumento, o terror do Quarry Bank High School estava agora armado com uma guitarra e, portanto, efetivamente dando um adeus definitivo aos estudos.
Estudante da Quarry Bank High School, John convidou o colega Pete Shotton, formando assim a dupla The Black Jacks Skiffle Group, com John ao violão e Pete no washboard. Duas semanas depois é a vez de outro colega da escola, Eric Griffths, se juntar à dupla com mais um violão. Este núcleo inicial da banda tocava geralmente em festas. Outros meninos se juntavam aos quatro, esporadicamente participando da formação, mesmo que, em alguns casos, durando apenas um ensaio.
John tem então a idéia de adotar o nome do colégio na banda. A idéia surgiu inicialmente porque a escola tinha em seu hino uma frase que lhe agradava, "Quarry men, old before our birth", como também em seu lema em latim que dizia "Desta pedra (rock) encontraras a verdade." Lennon acreditava que, utilizando um nome associado a escola daria maior credibilidade ao grupo. Assim, The Black Jacks Skiffle Group se torna, em março de 1957, The Quarry Men Skiffle Group. A escolha do nome foi exclusivamente de John Lennon, que apenas informou a decisão aos outros. Ensaios eram realizados ora na sala da casa de Griffths, nos fundos da casa de Pete, ou no banheiro da casa de Julia, mãe de John. O banheiro era escolhido em função da acústica que era considerada por todos como sendo fabulosa.
Com o tempo John começou a inserir nos ensaios um repertório que incluía músicas como "Heartbreak Hotel", "Jailhouse Rock", "Don't Be Cruel", "Blue Suede Shoes" e "That'll Be The Day", esta última a única cuja letra Lennon sabia corretamente.
no dia 6 de julho, The Quarry Men foi tocar no St. Peter's Woolton Garden Fete, onde John estreiou suas calças apertadas e o cabelo cheio de gomalina, no melhor estilo Teddy Boy.
Na platéia estava um ex-integrante dos Quarrymen, Ivan Vaughan, que acabou apresentando a John um colega de escola chamado Paul. No intervalo da apresentação Paul logo pegou o violão e começou a levar Be Bop A-Lula de Gene Vincent e um medley de canções de Little Richard. Isto imediatamente atraiu a atenção de John, que não pôde deixar de notar sua habilidade no violão. Lennon ficou particularmente impressionado com o menino de 15 anos e sabia de cabeça a letra completa de Twenty Flight Rock de Eddie Cochran, que acabara de ser lançada recentemente. Percebendo o interesse, Paul na mesma hora se prontifica a anotar a letra desta e mais de Be Bop A-Lula, que acabaria sendo usado no segundo set. Lennon recordaria este dia como sendo a primeira vez que ele cantou Be Bop A-Lula ao vivo. Paul, por sua vez, tendo assistido à primeira apresentação dos Quarry Men, ficou impressionado com a figura carismática de John e pelo fato de que ele montou e comandava sua própria banda. Outro detalhe que chamou sua atenção foi a criatividade que Lennon demonstrava ao inventar palavras para as letras das canções que ele não conhecia.
Os Quarrymen, ainda sem Paul, estreiaram no dia 7 de agosto, ainda sem Paul na banda, numa casa de jazz que tolerava bandas de skiffle. Após abrirem com uma ótima versão siflle de Come Go With Me, John puxa Hound Dog seguido de Blue Suede Shoes, tocando rock and roll com instrumentos típicos de skiffle. As vaias do público encontraram um sorriso velado de John, que aceitava com prazer desafiar a casa com um repertório repleto com tudo que ele conhecia de Elvis Presley e Chuck Berry. O dono do clube, Alan Snyder mandou um bilhete ordenando que parasse com o rock. A ordem foi descaradamente ignorada, o que obrigou Snyder a cortar o restante do tempo da banda. No futuro, previnindo evitar repetições desse tipo, Snyder passou a multar bandas que toquem rocks em seu palco. Rod Davis é outro que volta a debater com Lennon sobre a conduta da banda, argumentando que o público não era apropriado para este tipo de material e que a banda não deveria estar tocando rock ali.
No dia 18 de outubro Paul faz sua estréia oficial com os Quarrymen, e aos poucos começa trazer o amigo George para os ensaios. Com um repertório basicamente rock and roll, com covers de Bill Haley, Gene Vincent, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Elvis e Buddy Holly os Quarrymen seguem fazendo shows.
A banda passaria por diversas outras formações e nomes, como Johnny and the Moondogs, até chegar aos "The Beatles", um trocadilho de John para "beat", de batida e "beetle", de besouro, numa homenagem à banda que acompanhava Buddy Holly, The Crickets (Os Grilos).
Bom, moçada... isso é uma parte da história.
Aos poucos vou escrevendo mais coisas. Não apenas dos Beatles, mas do que der na telha.
Grande abraço a todos e keep on chooglin´!!
A propósito, a casa onde o público vaiou os Quarrymen e onde era proibido tocar rock and roll em 1957 se chamava The Cavern Club...
6 comentários:
Esta foto é original colorida ou é foi colorida por softwares?
Muito boa a matéria, parabens a radio pelo belo repertorio
Paulo Junior
Rock'n Home
www.rocknhome.net
Colatina - ES
FANTASTICO! Q PESQUISA HEIN TCHE
Valeu rapaziada!!
Isso é a Putz levando um pouco da história do rock pros ouvintes e leitores do blog. A história tá aí... só precisa ser (re)contada.
Abraços e keep on chooglin´!
Realmente muito boa a matéria. Aproveito para recomendar aos leitores e ouvintes que assistam o filme "Nowhere Boy". Tive a oportunidade de assistir e, trocando em miúdos, ele conta o que está aqui escrito. Abraço
www.abnix.com.br - Streaming de radio ShoutCast com auto-dj e hospedagem para sites e com melhor custo beneficio da internet so na ABNIX.com.br
Streaming para rádio - 200 ouvintes - Qualidade: 32 kbs - Auto Dj 1 Giga - R$ 10.90
Hospedagem para site - 250 gigas de espaço - trafego ilimitado - servidor nacional cpanel e linux - R$ 10,00
Hospedagem e Streaming de sites e criação de sites em joomla e word press, maceió alagoas e na abnix.com.br ou streaminghospedagem.com e msn suporte@abnix.com.br
Criação de Sites a Partir de 300 reias.
Postar um comentário