segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Retrofoguetes realizam primeira turnê internacional


Argentina é o país escolhido para o início das apresentações

Os Retrofoguetes desembarcam na Argentina neste mês de Dezembro. Na mala, todos os ritmos que fazem da banda baiana uma mais importantes do Brasil, na atualidade. Rex (bateria), CH Straatmann (baixo) e Morotó Slim (guitarras) levam, pela primeira vez, a sua música instrumental, gravada nos dois CDs da banda, Ativar Retrofoguetes! (2004) e Chachachá (2009) para as terras portenhas. Os shows acontecem de 16 a 18 de dezembro, nas cidades de Buenos Aires, Rosário e La Plata.

Música Internacional – Esta viagem para a Argentina será a primeira excursão internacional da banda e representa mais uma etapa na concretização da ideia de levar a música dos Retrofoguetes, ao vivo, a diferentes públicos. “Por ser um trabalho instrumental, a nossa música não possui a barreira da língua”, lembra o baixista CH Straatmann. A Argentina foi o país escolhido para iniciar esse trabalho por ter uma cultura rica dentro da América Latina e essa influência pode ser percebida no tango Constelación, uma das faixas do 2º CD autoral da banda, Chachachá (2009). “Gostamos muito da música feita no país e teremos a chance de tocar com excelentes bandas de lá”, reforça CH.

Em 8 anos de criação, os Retrofoguetes colecionam admiradores por todo o mundo. No histórico da banda, matérias de revistas do Japão, inclusão de faixas em coletâneas internacionais de surf music e músicas executadas em rádios de países como Rússia e os Estados Unidos. Esse alcance é justificado pela disponibilização da música da banda em sites como o MySpace e outros do mesmo segmento. “A música instrumental tem um potencial ilimitado. Somos entendidos em qualquer lugar do mundo. Esta viagem à Argentina é só o primeiro estágio”, revela Rex, baterista da banda. A banda aproveitará a viagem para realizar contatos para uma nova turnê em 2011. “E também experimentar outra cultura, outro público e planejar, com mais calma, viagens para outros países”, completa.

Retrofoguetes

Conhecidos em todo o Brasil como um dos mais virtuosos e conceituados grupos de música instrumental do cenário independente, o trabalho dos Retrofoguetes ganhou destaque em 2009, quando a revista Rolling Stone incluiu Chachachá nas lista dos 25 melhores discos nacionais de 2009. Em 2010, a banda entrou para a lista das “10 Melhores Bandas do Nordeste”, segundo o portal Vírgula/UOL. Outro destaque foi dado pelo site RockPress, uma das principais revistas on line de música no Brasil, que coloca Chachachá como o melhor disco nacional de 2009. Ainda em 2009, os Retrofoguetes foram indicados ao Prêmio VMB como Melhor Banda Instrumental. Requisitados em diferentes eventos e projetos, em novembro passado, participaram como banda convidada do Festival PIB – Produto Instrumental Bruto em São Paulo, que gerou um programa especial já exibido pela MTV Brasil. No Rio de Janeiro, gravaram o Programa Experimente, apresentado por Beto Lee, do canal Multishow, que vai ao ar em 2011. No Rio Grande do Sul, palco até então inédito, a banda realizou dois shows, conquistando novos fãs. Colecionando prêmios e apresentações inesquecíveis por todo o país, o som dos Retrofoguetes é resultado das várias influências rítmicas do universo dos seus integrantes. No set list, a conhecida surf music que fez a fama no início da carreira, e ainda rockabilly, polka, mambo, tango, música italiana, swing jazz e muito rock’n’roll.


Tour Argentina 2010

16 de dezembro
Retrofoguetes, Hong Kong Club e Motorama
Salón Pueyrredon, Ciudad de Buenos Aires

17 de dezembro
Retrofoguetes, The Broken Toys e Thes Siniestros
Club Imperial, Ciudad de Rosario

18 de dezembro
Retrofoguetes, The Tormentos e Thes Siniestros
Pura Vida, Ciudad de La Plata

Contatos
My Space: www.myspace.com/retrofoguetes
Fotolog: www.fotolog.com.br/retrofoguetes
Twitter: www.twitter.com/retrofoguetes
Reverbnation: www.reverbnation.com/retrofoguetes
E-mail: contato@retrofoguetes.com.br

Nenhum comentário: